PREFEITURA MUNICIPAL DE
UIBAÍ

Governo do Estado e Municípios assinam pacto pela melhoria da Educação

 31/03/2015 | EDUCAÇÃO

Governo do Estado e Municípios assinam pacto pela melhoria da Educação

Mais de 300 prefeitos e prefeitas da Bahia participaram na manhã desta segunda-feira (30/3), em Salvador, da cerimônia de assinatura do Pacto Educar para Transformar. A iniciativa do Governo do Estado pretende reunir o poder público em parceria com universidades, empresas, sociedade civil organizada e famílias em ações conjuntas para a melhoria da qualidade da educação pública.

A presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB),  prefeita Maria Quitéria, saudou o governador Rui Costa pela iniciativa e ressaltou que a ampla participação dos prefeitos na cerimônia demonstrava o compromisso deles com a educação. Maria Quitéria lembrou ainda dos desafios enfrentados pelos gestores no financiamento da educação e no cumprimento do piso nacional do magistério e solicitou compreensão dos sindicatos e APLB para o momento de crise que enfrentam os municípios.

“Sem dúvida nenhuma a Educação é um paradigma porque você tem que estruturar as cidades com uma educação de qualidade e essa inovação do governador Rui Costa cria novas oportunidades para que a educação avance sempre. Isso será para nós, prefeitos, e para os municípios o mais importante”, afirmou a gestora.

Desafios
Em apresentação no lançamento do programa, o secretário Osvaldo Barreto disse que, do total de 241.584 crianças matriculadas nas redes municipais, no 3º ano do ensino fundamental, 78% apresentam nenhum domínio ou domínio básico da leitura e da escrita, segundo dados  da Avaliação Nacional de Alfabetização do Inep/MEC. Em Matemática, 78% das crianças apresentam insuficiente domínio do sistema numérico e baixa capacidade de fazer ordenações, comparar e realizar operações simples.

Entre as diretrizes do Pacto apresentado pelo governador Rui Costa e o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, está garantir que todas as crianças matriculadas na rede pública de ensino sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. “Não é um programa de governo é uma ação de Estado e como ação de Estado não tem partido político”, disse o governador ao afirmar que a transformação social só se dará através da educação e com o engajamento de todos.

“Nosso esforço é para que cada um dos 2,6 milhões de crianças e jovens que estão nas redes municipal e estadual possam, por exemplo, ser alfabetizados até os oito anos de idade, com domínio pleno da leitura, linguagem e operações matemáticas”, explicou o secretário Osvaldo Barreto, que informou ainda a pretensão do governo de construir 300 escolas de período integral nos próximos três anos.

Prioridade 

O prefeito do pequeno município de Santa Terezinha, Ailton Oliveira, recebeu com entusiasmo a assinatura do Pacto e disse esperar que ser uma importante ajuda na gestão da educação. “Acredito que a partir de agora possamos ter mais apoio, no sentido de fazer com que as prefeituras possam ser mais ajudadas porque as dificuldades são muito grandes, principalmente com  transporte escolar. A gente está aberto para acolher toda ajuda que vier, principalmente do governador Rui Costa”.

Já o prefeito de Canudos, Genário Rabelo, concorda que a educação ganhe prioridade. “Nós prefeitos já temos uma dedicação especial, gastamos além do que a legislação manda. Agora é inadmissível falar de educação da forma que está com escola em tempo integral o governo federal repassando R$1 de merenda escolar, transporte escolar é uma mixaria. Então, precisa de um pacto, mas precisa também de recurso para botar em prática”, ressaltou.